Ainda em clima brasiliense, é bom ressaltar que a cidade de Brasília no Distrito Federal é arquitetonicamente linda! Idealizando e construindo a atual Capital Federal, Juscelino Kubitscheck, exímio político que era, fez dois favores: um para o Brasil, outro para sua classe.
A razão para o primeiro advém da Geografia básica, protegendo o centro administrativo do país no interior do continente e, por conseguinte, desenvolvendo a remota região do centro-oeste brasileiro. A razão para o segundo, mais sutil, vem do afastamento das grandes massas.
Não há como se certificar desta afirmação, mas o fato é que além da distância dos grandes centros urbanos, tudo na cidade foi projetado para ser imenso, espaçoso e sob um sol implacável. Como disse uma amiga, características ótimas para atenuar o impacto de uma manifestação popular.
Apesar dessa distância entre o povo e seus representantes não ser uma novidade na democracia brasileira, não se engane, pois no que se refere aos valores individuais e coletivos de nossa sociedade atual, a representação política é, muito provavelmente, fidedigna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário