Hoje, em uma loja de um grande supermercado da capital paulista, podiam ser vistas diversas marcas de papel-toalha expostas em algumas prateleiras de um dos seus corredores centrais. Bem dispostas, as opções disputavam a preferência dos preciosos consumidores, tanto por meio de atraentes embalagens e promessas de melhor desempenho quanto, claro, pelos mais variados preços. Havia papel-toalha para todos os gostos: com maior absorção, mais resistentes quando úmidos, dupla face, brancos, ilustrados, mais ou menos picotados, com dois ou mais rolos, etc. Qualquer desavisado que intentasse descobrir, rapidamente, a opção mais em conta perceberia as nuances de uma perversidade cada vez mais comum nos dias de hoje — pelo menos no Brasil. A situação era a seguinte:
- Marca I: pacotes de 2 rolos com 100 toalhas de 19 x 22 cm por R$ 2,49.
- Marca I: pacotes de 4 rolos com 100 toalhas de 19 x 22 cm por R$ 7,47.
- Marca II: pacotes de 2 rolos com 60 toalhas de 20 x 22 cm por R$ 3,15.
- Marca III: pacotes de 2 rolos com 75+15 toalhas de 14 x 22 cm por R$ 3,29.
- Marca III: pacotes de 3 rolos com 75+15 toalhas de 14 x 22 cm por R$ 4,77.
- Marca IV: pacotes de 2 rolos com 60 toalhas de 22 x 20 cm por R$ 3,25.
Surge, então, a primeira pergunta simples: qual das opções é a mais barata? Acertaria quem apostasse na opção de menor preço absoluto, ou seja, a marca I com dois rolos, no entanto, enganar-se-ia, redondamente, caso optasse pelo pacote com quatro rolos da mesma marca. Outra pergunta, um pouco menos simples, seria: qual é a segunda opção mais barata? Neste caso, depende. Considerando a segunda medida como comprimento da toalha, ou seja, assumindo que o comprimento total do rolo resultasse da multiplicação do número de toalhas pela segunda medida indicada (e assumindo a largura como "padrão" entre as marcas), então, a marca III com três rolos seria a segunda opção mais barata. Por outro lado, se a medida considerada como comprimento da toalha for a primeira, então a marca I, com quatro rolos, seria a segunda opção mais barata. Se alguém, por algum motivo, desejasse comprar a terceira opção mais barata, bem, neste caso teria, primeiramente, que escolher a medida significativa a ser considerada. Se escolhesse a primeira medida, seria a marca IV; se escolhesse a segunda, seria a marca III, com dois rolos; se escolhesse a área (recomendado!), então seria a marca III, com três rolos.
Achou complicado?! A tabela abaixo, cujos resultados foram obtidos em uma planilha eletrônica de cálculo, resume a situação:
Por: | Rolo | d1 | d2 | Área | ||
Mais cara: | I-4 | II | IV | IV | ||
III-2 | III-2 | II | II | |||
IV | III-3 | I-4 | III-2 | |||
III-3 | IV | III-2 | III-3 | |||
II | I-4 | III-3 | I-4 | |||
Mais barata: | I-2 | I-2 | I-2 | I-2 | ||
Tecnicamente, a opção mais cara, ou mais barata, depende da área total de papel-toalha na embalagem e de seu preço final, claro! Mas, misteriosamente, exceção feita ao preço, nenhuma outra informação necessária é disposta de forma simples. Será por que?
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