sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Termodinâmica a Sua Bendita Segunda Lei.


A Termodinâmica estuda sistemas macroscópicos e suas transformações. É uma disciplina absolutamente útil para a física, a química, a engenharia e outros tantos campos de conhecimento humano. Para quem não tem a menor ideia do que isto se trata, sugiro ler a definição muito bem humorada do Luiz, meu colega de blog e de profissão.

Grosso modo, pode-se dizer que, de certa forma, até um regime para emagrecer está ligado à matéria. O acúmulo de energia interna, definida na Primeira Lei, por exemplo... Se você ingere uma certa quantidade calórica, esta é metabolizada e transformada em energia que, se não gasta, acumula-se internamente ao sistema na forma de... Gordura. Assim, ao se comer menos, gera-se menos energia o que, eventualmente, impossibilitará seu acúmulo e até conduzirá seu organismo a consumir a energia previamente armazenada. Aumentar o gasto energético, acabando com o sedentarismo, por exemplo, poderia ser uma alternativa para emagrecer — o  que, na minha opinião, seria mais saudável e menos penoso do que diminuir a comida.

Mas a curiosidade fica, mesmo, é com o bendito Segundo Princípio, no qual se define uma grandeza chamada de entropia: uma espécie de medida da desordem do sistema. Por exemplo, suponha um quebra-cabeças como sendo o sistema. Quando montado, apresenta entropia mínima e quando desmontado, máxima. Ou seja, a cada peça tirada do lugar, a entropia aumenta uma fração. Seria muito simples, não fosse o que estabelece a Segunda Lei: a entropia de sistemas isolados tendem sempre a aumentar para um valor máximo. Surge, então, a pergunta: como se montam os quebra-cabeças?

Pois é... Para resumir a história, ao considerar o universo como um sistema isolado, toda vez que a entropia diminui — montando-se um quebra-cabeças, por exemplo — de alguma forma a desordem no universo aumenta. Em outras palavras, qualquer ordenação feita resulta em uma desordenação maior do universo. O efeito disto é que tudo tende à desorganização! Você tem de gastar energia para se organizar, mas nunca para se desorganizar...

Não acredita? Pare de dar atenção ao local onde coloca as coisas em sua mesa e vai perceber rapidamente o caos se instalar. Ou tente escrever um texto como este e sinta as ideias se debatendo em seu cérebro e o esforço que se faz para que sejam organizadas de uma maneira adequada...

Parece brincadeira, mas quase tudo acaba dependendo da bendita Segunda Lei da Termodinâmica. Não só para os engenheiros, mas para os administradores em sua gestão diária, para os médicos em seus esforços de salvar vidas, para a os policiais mantendo a lei e a ordem, etc.

Seria bom isto funcionasse de forma contrária... Imagine se pudéssemos sacudir a caixa do quebra-cabeças e este sair montadinho! Mesmo menos divertido, seria bem mais útil: o quarto da gente ficaria sempre arrumado!



2 comentários: