Se alguém lhe pedisse para relacionar os movimentos vegetais, você conseguiria fazê-lo prontamente? Não?! Bem, os movimentos vegetais são relacionados com o crescimento vegetal e se dividem em dois tipos, basicamente: curvatura e deslocamento. O primeiro subdivide-se em tropismo e nastismo. Ao segundo, dá-se o nome de tactismo. Pronto! E agora, com memória a refrescada, você conseguiria descrever cada um deles?
Ora, mas talvez as ciências biológicas não sejam muito sua praia. Eventualmente, seria mais fácil se lhe perguntassem quanto vale o volume de um tronco de cone com altura h e bases paralelas de raios R, maior, e r, menor. Ou, quem sabe, qual é o cologaritmo neperiano de e elevado ao cubo. Não?! Ah, pelo menos a concentração hidrogeniônica de uma solução aquosa com pOH igual a oito, você saberia dizer... Ou a voltagem de um circuito cujas resistências iguais, ligadas em paralelo, valessem dois Ohms cada, recebendo uma corrente contínua de um Ampère...
Caso queira alegar que sua formação tenha ocorrido na área de humanas e que, por isso, não deveria lembrar de tais assuntos tão indigestos de outras áreas, quiçá, então, possa responder como se organizava o sistema político-administrativo de Esparta nos idos do Período Arcaico. Diarquia, Gerúsia, Apela e Éforos, lembra? Ou citar duas das principais revoltas ocorridas no Brasil em meados do século XX, após a posse de Juscelino Kubitschek em 31 de janeiro de 1961? Conseguiria citar, pelo menos, as eras que compõem o período pré-cambriano?
Perguntas difíceis, não? Pois é... Absolutamente nada além do que um aluno regular, formado no segundo grau do ensino médio, precisaria saber para prestar qualquer vestibular — como o da FUVEST que está sendo realizado desde domingo em São Paulo. Mas, permita uma última pergunta, já para ir fechando esta postagem escolar: ao entrar em contato com perguntas dessa natureza, sem qualquer especialidade superior, você não se admira com todos os seus conhecimentos?
Este autor confessa que, após constatar a dimensão da própria ignorância em assuntos tão básicos, do colegial, desistiu — ao menos momentaneamente — de escrever sobre o Bóson de Higgs, sobre a pluripotência de células no cordão umbilical, sobre as sinédoques da filosofia laica, sobre...
Nenhum comentário:
Postar um comentário