terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Reishin Kawai Shihan


Infelizmente, no dia 26 de janeiro deste ano, um dos maiores mestres do Aikidô nos deixou. Ou, melhor, como escreveram na página da União Sul-americana de Aikido, Kawai Shihan renasceu para eternidade.

Nascido no Japão em 1931, Reishin Kawai, 8º Dan (nível), imigrou para o Brasil e introduziu o Aikidô em São Paulo no ano de 1963. Acupunturista por profissão e benemérito aikidoca, dedicou quase toda sua vida ao ensinamento da arte marcial no país que escolheu para viver. Entre seus incontáveis discípulos estão muitos dos mestres e shihans (mestres acima do 6º Dan) que hoje atuam em vários países da América Latina.

Além de honorável mestre, Kawai Shihan também era um grande homem, constantemente preocupado em contribuir para uma sociedade mais humana e mais justa. Quem teve a oportunidade de presenciar qualquer um dos eventos de sua organização, certamente acompanhou alguns de seus longos discursos, sempre pregando a paz, a harmonia, a compreensão e, sobretudo, o respeito para com todos os seres humanos, independentemente de sexo, raça ou religião.

Mas se a transitoriedade da vida nos deixou órfãos de sua presença física, certamente sua conduta de verdadeiro "samurai" e seus ensinamentos estarão presentes em nossa memória pela eternidade.

Kawai Sensei, domo arigato gozaimashita! (Mestre Kawai, muitíssimo obrigado!)

Reishin Kawai (1931-2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário