Há quem acredite ser uma injustiça comemorar o Dia Internacional da Mulher sem que haja um "Dia Internacional dos Homens" como contraponto. E talvez tal pensamento não seja, assim, de todo destituído de sentido, uma vez que a origem dessa comemoração nos remete à virada do século passado, quando trabalhadores — tanto mulheres quanto homens e crianças — eram explorados nas linhas de produção estabelecidas pela segunda fase da Revolução Industrial no final do século anterior.
Mas fato é que, com raras exceções, a mulher vem ocupando um lugar subalterno em relação ao homem desde os primórdios de nossa sociedade, provavelmente porque, na organização dos primeiros grupos sociais, a superioridade da força física e resistência masculinas foram fundamentais para a preservação da espécie. Entretanto, tal superioridade perdeu sua relevância com o desenvolvimento social, legando às mulheres o lugar que lhes é de direito: lado a lado dos homens. A igualdade de direitos — e deveres — entre os gêneros é sugerida até por algumas interpretações criacionistas, segundo as quais, para criar Eva, Deus teria usado uma costela de Adão — parte localizada entre a cabeça (superior) e os pés (inferior) — justamente para simbolizar essa paridade.
Mas foi só em 1975 que a Organização das Nações Unidas definiu o dia 8 de março como a data comemorativa para o Dia Internacional da Mulher, não apenas como uma forma de homenagear as milhares de mulheres que lutaram para o atual cenário, mais justo, consolidar-se, mas também para que nos lembrássemos, sempre, de que a condição feminina jamais deverá ser relegada a um plano secundário. Portanto, se você for mulher, sinta-se homenageada e orgulhosa com o seu dia, mesmo que poucos tenham se lembrado dele hoje.
Além do mais, mesmo sem levar em conta a busca pela igualdade entre os sexos e os demais vieses sociais, bastaria a complexidade feminina para plenamente justificar a homenagem. Porque as mulheres são como as poesias: apesar de constituídas da mesma matéria ortográfica e gramatical dos demais textos, carregam em si toda uma semântica, belíssima, perceptível apenas por quem possui sensibilidade suficiente para compreendê-las.
Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!
Nenhum comentário:
Postar um comentário