sexta-feira, 12 de março de 2010

Redenção pelos exercícios físicos


Se há algum santo remédio contra a tensão do dia-a-dia, certamente deve estar relacionado à prática regular de exercícios físicos. No decorrer da evolução, os seres humanos — tal como outros animais — fomos "geneticamente programados" para acumular energia na forma de gordura e reagir o mais rapidamente possível em face de qualquer ameaça. O primeiro "programa" é um dos motivos colaboram com a obesidade, cada vez mais comum na atualidade. O segundo, é o responsável pela tensão crônica, mais conhecida pelo seu termo emprestado do inglês: o "stress".

A cada identificação de ameaça, o cérebro ordena a liberação do hormônio adrenalina pelas glândulas supra-renais. Os efeitos da adrenalina — aumento da pressão sanguínea, vasoconstrição e estimulo cardíaco — prepara o organismo para lutar ou fugir. Em repouso, é necessário cerca de uma hora para que a adrenalina seja removida da circulação sanguínea. E como, geralmente, as ameaças "virtuais" (porque em condições normais, ninguém vai às vias de fato com o chefe, com a esposa ou com o irresponsável de plantão) ocorrem em intervalos menores do que este, a concentração do hormônio tende a ir aumentando no organismo ao longo do dia.

E é aí que entram os exercícios físicos! Ao se exercitar, regularmente, queima-se o excesso de calorias que se transformaria em depósito de gordura, consome-se a adrenalina ainda em circulação no organismo e, de quebra, ainda promove a liberação de endorfinas que favorecem um estado de satisfação no cérebro. Nem é preciso mencionar vários outros benefícios decorrentes como o desplacamento de pequenos depósitos de gordura antes de atingirem um tamanho perigoso, o fortalecimento das paredes de veias e artérias, evitando derrames, etc.

Mas se nem todas essas benesses lhe são suficientes para a motivação de adquirir tal hábito, pense no prazer em descontar toda sua raiva e frustração em quem quiser, mentalmente, enquanto se esforça para fazer o exercício. Quanto piores seus sentimentos, melhor será seu desempenho esportivo. No final, de tão cansado, nem vai se lembrar do porquê das irritações, perdoando todos seus inimigos!

Assim, dá para ganhar uns pontinhos com Deus que, certamente, devolver-lhe-á em boa saúde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário