sábado, 7 de agosto de 2010

Nosso tempo acabou!


Dr. Leonard Stern (Kevin Pollak) é um bem sucedido psicanalista, dono de uma vida rigidamente organizada e previsível. No seu cronograma, o mesmo tempo que falta para as amenidades da própria vida sobra para o tratamento de seus pacientes, cujas análises são conduzidas por anos a fio. Mas a súbita notícia de que lhe restam apenas seis semanas de vida altera dramaticamente sua rotina e seus métodos. Sob essa nova perspectiva, acaba por redefinir suas prioridades pessoais e a tratar seus pacientes com uma brutal honestidade, buscando ajudá-los, dentro do curto período de que dispõe, a superar as próprias dificuldades de uma vez por todas.

Esta é a história do curta-metragem "Our Time is Up" ("Nosso tempo acabou"), 2004, escrito, produzido e dirigido por Rob Pearlstein, um produtor estadunidense de televisão, com a colaboração de Pia Clemente e Loren Mendell. O filme, que também conta com a participação especial de Jorge Garcia da série Lost, recebeu a indicação ao Oscar de melhor curta-metragem em 2005. Apresentando um bom compromisso entre dois gêneros distintos, drama e comédia, o filme trata, com muito bom humor, de um tema caro a qualquer ser humano: a finitude da própria vida. Seus cerca de quinze minutos de duração conferem a necessária objetividade à produção, mas sem comprometer a profundidade da reflexão que o tema enseja.

Afinal, apesar das peculiaridades da história, o destino do Dr. Stern é idêntico ao de qualquer outro mortal. A única diferença é a consciência adquirida sobre a insuficiência do tempo de vida disponível para se dar conta de tudo o que se pretendia. Se fôssemos, talvez, mais cientes da inevitabilidade e da proximidade da própria morte, muitas das prioridades a que nos apegamos perderiam completamente o sentido. Se soubesse que lhe resta apenas uma semana de vida, faria as mesmas coisas que fará amanhã?

Aproveite enquanto seu tempo ainda não acabou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário