sábado, 12 de dezembro de 2009

'Brazilian', Sim Senhor!


Falar sobre uma pessoa específica não é muito meu estilo, simplesmente por não acreditar que isto seja útil. Aliás, se não estiver enganado quanto à autoria, Platão já dizia que "pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre ideias e pessoas mesquinhas falam sobre pessoas". Entretanto, quando as atitudes do indivíduo servem de exemplo para o mundo, torna-se muito difícil não mencioná-lo. Mesmo assim, vou fazer o possível para me ater apenas ao "exemplo", sem citar nomes.

Há uma modelo brasileira que, há algum tempo, despertou a ira de alguns ecologistas por fazer uma campanha para uma grife de peles de animais. Lógico que ela não fez nada de "errado", recebeu por um trabalho e o executou com maestria. Entretanto, uma personalidade internacional não pode estar alheia às questões internacionais em voga na atualidade, tal como é a ecologia. Basta dar uma rápida olhada na página da PeTA — "People for the Ethical Treatment of Animals" —, mostrando como as peles são extraídas de animais ainda vivos, para entender a fúria dos ecologistas ao verem a musa brasileira desfilando envolta em finas peles.

Pois bem, pode parecer piada, mas a mesma modelo foi empossada pelo Pnuma — Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente — como "embaixadora da boa vontade" no dia 20 de setembro deste ano. No dia seguinte, a Folha de São Paulo publicou, em seu caderno Ciência, o que ela disse ao ser questionada sobre qual seria sua mensagem ao presidente Lula após as críticas de Ban Ki-Moon, secretário geral da ONU, sobre o desmatamento na Amazônia brasileira. Abaixo, segue transcrito o que ela, segundo o jornal, respondeu:

"Falo com a boca cheia que sou brasileira porque a gente tem todos os 'natural resources' [recursos naturais] que muitos outros países estão aí 'struggling' [se esforçando]. A gente tem e está desmatando nosso bem mais precioso. Acho que ele [Lula] tem de fazer leis. Não pode desmatar; demora 30 anos para uma árvore crescer."

E que cada um que tire suas próprias conclusões...



Nenhum comentário:

Postar um comentário