
É um padrão, aliás, na vida dos seres humanos: não entender e, consequentemente, não gostar. Acostumamo-nos a não gostar de algo quando não o entendemos. E um exemplo típico é quando nos dizem algo de que não gostamos. Não gostamos porque não entendemos. Ora, se alguém nos critíca é porque, no mínimo, nossa presença não é indiferente à outra pessoa. Já ouviu falar naquele ditado: "O ódio está mais próximo do amor do que a indiferença."? Então, se você não se importa com o outro, jamais se preocupará em dizer qualquer coisa a ele ou a ela. Ao contrário, apenas quando se preocupa, tenta ajudar, mesmo que precise dizer algo mais contundente. Este costuma ser o papel dos verdadeiros amigos...
Entretanto, normalmente, quando alguém nos diz algo que nos desagrada, ao invés de tentarmos entender o que está sendo dito, simplesmente não gostamos. No meu caso, talvez tenha sido mais ou menos isso o que ocorreu com o gosto pela poesia moderna. Foi, ao longo do tempo, uma companheira, mas nunca uma paixão.
Os anos se passaram, a alma acumulou bagagem e uma certa argúcia na compreensão das coisas acabou se consolidando. Portanto, como já me foi dito, Drummond é um dos que deverão ser relidos brevemente. Sua poesia, além de bela, carrega na essência uma sabedoria pragmática de sua própria vida, entendida apenas por espíritos dispostos a compreender sua metafísica poética. Se não, serão apenas algumas das melhores poesias modernas da literatura brasileira. Nada mais.
Memória
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.
Carlos Drummond de Andrade
Drummond...
ResponderExcluirDele foram dois dos livros que levei do Brasil pra Europa...
Realmente, uma das maiores personalidades contemporâneas. A companhia dele, principalmente fora do Brasil, é imprescindível!
ResponderExcluir