quarta-feira, 26 de maio de 2010

O desafio real


"O rapaz tinha uma altivez atrevida no olhar e parecia apenas aguardar o momento certo para demonstrar toda sua capacidade. Ninguém, entretanto, conhecia-o por aquelas bandas, mas as cicatrizes, expostas pelo seu corpo como medalhas, serviam de base para os mais diversos comentários a respeito de seu desempenho. E mesmo observando os melhores, ele permanecia ali, calado, impassível. Como seu comportamento era, de fato, algo intimidador, alguns logo começaram a apostar que suas habilidades poderiam superar às dos competidores ali presentes. Assim, sua presença passou de absolutamente anônima para amplamente percebida, gerando boa parte do burburinho local.

Mas ausentes aos comentários, as provas evoluíam mais ou menos como nos anos anteriores. Vez ou outra um competidor que ficara em segundo lugar na competição anterior tomava para si a primeira posição. Mas os concorrentes de elite eram, basicamente, sempre os mesmos. E isto, não era por acaso, afinal treinavam exaustivamente durante todo o intervalo entre os torneios para poder vencer o encontro anual; era o único prêmio que interessava depois de tanto esforço. No final, com poucas novidades na classificação geral, o primeiro lugar da competição anterior acabou por se sagrar bicampeão.

Descendo do pódio, o vencedor caminhou até o rapaz que a tudo observava do alto de sua indiferença e o encarou. Tendo ouvido os comentários entre os espectadores, não pensou duas vezes antes de o desafiar fora da competição. O rapaz sorriu furtivamente e não titubeou em aceitar o desafio. Ambos abriram caminho entre a turba que se formava e se dirigiram ao local do confronto. A expectativa explodiu em gritaria geral, divididas entre as torcidas pró e contra o recém-sagrado campeão. E quando, finalmente, tomaram suas respectivas posições, uma apreensão geral silenciou a todos enquanto aguardavam o início do embate final.

No primeiro movimento, o misterioso rapaz escorrega sozinho e desaba no chão. Não conseguiu mais se levantar."



Nenhum comentário:

Postar um comentário