sábado, 1 de maio de 2010

O Dia Internacional do Trabalhador


A comemoração pelo Dia do Trabalhador tem sua mais remota origem na cidade de Chicago, EUA, quando, no 1º dia de maio de 1886, irrompe uma manifestação pela redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. Seguiram-se dias de violência nos quais policiais e manifestantes se enfrentaram, deixando mortos e feridos de ambos os lados. Três anos depois, na Europa, a Segunda Internacional, cisão marxista da Associação Internacional dos Trabalhadores, decide convocar anualmente, no 1º dia de maio, uma manifestação de luta pela redução da jornada laboral. Em 1891, outro episódio violento com vários manifestantes mortos, dessa vez em Paris, reforça a data como o dia internacional das reivindicações dos trabalhadores. Entretanto, apenas no início do século seguinte, em 1919, o senado francês ratifica a jornada de oito horas diárias de trabalho, proclamando feriado nacional o dia 1º de maio naquele ano.

Nos EUA, o "Labor Day" é comemorado na primeira segunda-feira de setembro, sendo, também, um feriado nacional por lá. E, apesar de manter um certo vínculo com a causa trabalhista, está muito longe do viés socialista patente nas demais comemorações de 1º de maio em outros países ao redor do mundo. Casualmente ou não, a tradução direta do "Labor Day" estadunidense para "Dia do Trabalho" tem aparecido com uma certa frequência ao se referir a 1º de maio. Mas, pelo menos em português, "Dia Internacional do Trabalho" tem um significado radicalmente distinto de "Dia Internacional do Trabalhador", o que transforma uma inocente imprecisão linguística em um polêmico erro ideológico.

Seja como for, para se entender o real significado do feriado de 1º de maio, basta analisar comparativamente a forma como os Estados enxergavam — legislativa e juridicamente — as relações de trabalho logo após a Revolução Industrial, no final do século XIX, e depois, na atualidade. Sem pretender retornar à eterna questão levantada por Marx, ficam evidentes não apenas as conquistas dos trabalhadores como, também, a inegável influência do poder econômico, tanto na política quanto na sociedade. E, relembrando os mártires da luta trabalhista ao longo da história, são esses os avanços sociais a que se referem as celebrações do Dia Internacional do Trabalhador.

Portanto, a todos os trabalhadores que cedem parte de suas vidas para poderem sobreviver dignamente, parabéns! Hoje é um dia muito importante para todos vocês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário