sexta-feira, 4 de junho de 2010

Engenharia Natural


Quem assistiu o filme estrelado por Bruce Willis e Samuel L. Jackson, "Corpo Fechado" ("Unbreakable") de M. Night Shyamalan, lançado em 2000, deve se lembrar que o personagem Elijah Price (Samuel L. Jackson) sofria de uma rara doença congênita, caracterizada pela extrema fragilidade de sua estrutura óssea. De fato, existe uma doença genética chamada osteogênese imperfeita que atinge cerca de 1:10.000 indivíduos em todos os grupos étnicos. Sua causa mais comum é uma mutação em um gene que codifica um único aminoácido — a glicina — essencial à adequada formação do colágeno tipo I que forma as fibrilas. Calma, traduzindo o "biologuês", pode-se dizer, simplesmente, que as fibrilas colágenas são fibras que conferem resistência aos ossos.

Fazendo uma analogia com algo mais palpável, ossos sem as tais fibrilas colágenas se comportariam como vigas de concreto sem a estrutura interna de aço, ou seja, tornam-se absolutamente frágeis e podem se romper, inclusive, com o próprio peso — aliás, as tais fibrilas apresentam uma resistência relativa (relação resistência-peso) muito próxima à do aço. Isto acontece porque o concreto apresenta uma excelente resistência à compressão, mas mínima à tração ou à flexão. E é aí que entra a estrutura de aço, suprindo essa necessidade e compondo um conjunto (concreto e aço) extremamente resistente.

Essa composição de propriedades individuais, amplamente estudada na engenharia de materiais, ocorre desde escalas atômicas até grandes estruturas. É o mesmo princípio aplicado, por exemplo, aos compósitos que combinam diferentes materiais visando a obtenção de características únicas no produto final. É, também, a mesma lógica que a natureza usa para manter estáveis as encostas, aproveitando-se da coesão que as raízes da vegetação conferem ao solo. Ou o mesmo artifício encontrado em qualquer esqueleto animal, com as fibrilas colágenas proporcionando uma impressionante resistência a toda estrutura óssea.

Parece que o Grande Arquiteto do Universo — como dizem os maçons — era também um Grande Engenheiro...


Nenhum comentário:

Postar um comentário