sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Complicações Lucrativas.


Prepare-se! Você e dezenas de outros milhões de brasileiros terão de trocar os conectores e tomadas residenciais segundo o novo padrão aprovado pela resolução do Conselho Nacional de Metrologia (Conmetro). O novo padrão, de três pinos redondos e encaixe profundo, foi concebido, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, para aumentar a segurança dos usuários, diminuindo o risco de choques elétricos.

A partir de 2010, os eletrodomésticos que necessitem de um contato para aterramento já começam a sair de fábrica com os conectores de três pinos, restando para o brasileiro duas opções: comprar um adaptador ou comprar uma nova tomada. Detalhe: o conector não é compatível com nenhum outro do planeta! Bom para a indústria nacional de componentes elétricos, ruim para a indústria de eletroeletrônicos e péssimo para o consumidor, a mudança promete complicar bastante a vida de qualquer cidadão que se utilize de energia elétrica.

Em tempos de simplificações e unificações de unidades, moedas, normas, padrões, ortografia, etc., os órgãos que deveriam simplificar, complicam! Senão, vejamos:

1. Qualquer produto importado necessitará de adaptação.
2. Qualquer produto exportado necessitará de adaptação.
3. Durante anos, produtos nacionais também necessitarão de adaptação.

O custo de tudo isto para a economia, o aumento na geração de resíduos, a perda de tempo e dinheiro nas substituições, etc., ou não foram consideradas ou foram suprimidas por interesses exclusivos de algum grupo econômico-financeiro. Aparentemente, pelo menos, a mudança é absolutamente indigesta e a motivação não parece ter considerado apenas o bem-estar do consumidor ou os interesses do país.

Mas, parodiando um dito popular, se é possível complicar, para que facilitar, não é mesmo?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário