segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Passe Adiante!


No sábado, um filme que há tempos pensava em assistir estava disponível para locação, escondido entre outros mais antigos em uma das estantes. Havia um único exemplar e, desta vez, não hesitei e levei-o. O aspecto meio de "Sessão da Tarde" da capa e do título disfarça um excelente drama com nomes como Haley J. Osment, Kevin Spacey e Helen Hunt, além de uma rápida participação do cantor Jon Bon Jovi.

"Pay it Forward" (2000), ou "Corrente do Bem", no Brasil, baseia-se no livro de Catherine Ryan Hyde que conta a história de Trevor McKinney (Osment), um garoto de 12 anos que, ao receber um dever de casa de seu professor de Estudos Sociais, Eugene Simonet (Spacey), leva a proposta a sério e acaba inventando um método relativamente simples para melhorar o mundo. Inicialmente, sua ideia parece inócua, mas acaba tomando dimensões surpreendentes, muito além do que poderia imaginar.

Sua proposta era de que se ajudasse três pessoas e, ao invés de receber algo em troca, solicitasse a elas que fizessem o mesmo com outras três, o número de pessoas ajudadas cresceria em uma progressão geométrica, fazendo com que o mundo inteiro logo melhorasse. Começa ajudando um um sem-teto, dando-lhe de comer e roupas para que pudesse conseguir um emprego. Mesmo achando ter falhado, sua ideia se espalha, atingindo outras cidades, até que um repórter, incrédulo de que havia sido beneficiado desinteressadamente, vem ao encalço da história até chegar a Trevor.

O filme faz uma crítica à inércia que adquirimos face ao tamanho das dificuldades enfrentadas quando se tenta mudar uma situação ruim. Ao desistirmos de agir, conformando-nos, acabamos por contribuir ativamente para que nada melhore, gerando um ciclo vicioso. Com a ideia de agir localmente, pensando globalmente, a história mostra que mesmo pequenas ações são capazes de gerar efeitos significativos nas vidas de nossos semelhantes, frequentemente, devolvendo-lhes a esperança e dando origem a um ciclo virtuoso de cooperação.

Assista e se achar que a ideia é, realmente, interessante, passe adiante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário