domingo, 1 de novembro de 2009

Cegos? Nós?!


O final de semana prolongado não foi só de sol, mas também de penumbra, tanto na sala de cinema quanto na sala de casa... Assisti, na sexta, dois filmes que estrearam recentemente nas grandes telas: Substitutos com Bruce Willis e Distrito 9 de Peter Jackson. Nada de especial em nenhum dos dois.

No primeiro, um policial investiga uma arma capaz de matar pessoas conectadas à realidade virtual — ao estilo "Second Life", mas utilizando androides controlados remotamente — que a sociedade adotara como uma forma segura para interagir. O destaque vai para os efeitos especiais e a visão, um tanto heterodoxa, de futuro.

Já no segundo, uma nave espacial aporta misteriosamente sobre a cidade de Joanesburgo e, após intervenção humana, os extra-terrestres são trazidos à terra firme e acabam segregados, junto com outros seres humanos, em uma espécie de gueto chamado de Distrito 9. Os conflitos começam quando decidem mudá-los de lugar... O filme vale mais pela crítica social e humana em torno do problema fictício.

Mas o filme que roubou a cena mesmo foi o de hoje, Ensaio Sobre a Cegueira, baseado no romance de José Saramago e dirigido por Fernando Meirelles. O filme é, segundo o próprio autor, representação fiel da obra literária. Além disso, traz excelentes tomadas de câmera, fantásticas composições de imagem, ótimos cenários, trilha musical originalíssima do grupo mineiro Uakti e a atuação marcante de nomes como Julianne Moore e Danny Glover.

A história se passa na atualidade, quando um surto de cegueira toma conta de toda a humanidade, com exceção da protagonista. Logo, os primeiros a apresentarem os sintomas, além da protagonista por opção própria, são encaminhados a uma espécie de sanatório e mantidos em quarentena. Não demora a chegada de outros e mais outros, até o limite da capacidade do local, quando conflitos entre os internos começam a acontecer.

Dentre os vários pontos de vista para se compreender a história, o de que já estamos todos cegos é o mais surpreendente. Vale muito a pena assistir e conferir por que!

Nenhum comentário:

Postar um comentário