domingo, 29 de novembro de 2009

Quintessência, o livro.


Quintessência¹ é o título de um romance ficcional, escrito por Flávio Medeiros Jr. e publicado em 2004 pela Editora Monções. O autor é um médico mineiro que, segundo suas próprias palavras, preferiu ser médico e escrever como "hobby" à ser escritor e exercer a medicina como "hobby", já que a última opção poderia dar cadeia.

Apesar de se ambientar neste século, o enredo, de estilo policial, desenrola-se em um futuro próximo em meio a atentados terroristas, aparentemente sem um propósito definido, que desafiam a inteligência da "Polícia Unificada" e, em especial, de um de seus agentes, Tom Rizzatti. Isto porque os ataques parecem sempre deflagrados pelo mesmo homem que, morrendo ao final de cada um deles, sempre ressurge, misteriosamente, para outro ato de terror absolutamente inesperado.

O cenário principal é a capital mineira, Belo Horizonte, e o leitor que a conhece terá a estranha sensação de vislumbrá-la no futuro através dos olhos críticos do autor. O futuro de outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, também fazem parte da trama, extremamente bem engendrada e capaz de cativar até os leitores que não morrem muito de amores por ficção científica. Além disso, a dinâmica da história é peculiar, começando despretenciosamente e acelerando a altíssimas velocidades em seus momentos finais.

Conheci o Flávio mais ou menos na época do lançamento do seu livro — inclusive adquiri o meu exemplar diretamente das mãos dele, com dedicatória e tudo! — e confesso ter lido o romance motivado mais pela pessoa espetacular do autor do que pela expectativa com relação ao texto. Afinal, romances policiais de ficção científica não é, propriamente, meu estilo preferido de leitura. Mas, ledo engano! O romance é ótimo em todo seu conjunto, principalmente no seu final surpreendente!

O autor escreve por amor à arte e seus textos vêm ganhando espaço no Brasil e no mundo. Recentemente, um de seus trabalhos foi selecionado para integrar o livro "Steampunk²: Histórias de Um Passado Extraordinário", de autoria coletiva, e outro, de mesmo gênero, lançado em Portugal.

E se você se despir dos preconceitos literários, talvez também se surpreenda com a história, com o autor e até consigo mesmo ou consigo mesma...


¹ Quintessência ainda pode ser encontrado na Livraria Leitura.

² Steampunk é um subgênero da ficção científica no qual a história, ambientada no passado, apresenta certos paradigmas tecnológicos atuais como se tivessem surgido anteriormente, a partir dos meios disponíveis à época, como, por exemplo, computadores de madeira e aviões a vapor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário