segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Santa Catarina: se quéis, quéis! Se não quéis, diz...


Santa Catarina é, na minha opinião, um dos estados mais bonitos do Brasil. Gente bonita e agradável, clima ameno, abundantes áreas verdes no interior e um litoral maravilhoso acabaram por dar ao estado sua vocação turística, atraindo gente de toda a parte. Experimente, por exemplo, o aconchego de Blumenau no inverno ou o agito das praias de Balneário de Camboriú no verão. Além disso, há inúmeras outras atrações menos conhecidas como os cânions e reservas ecológicas na região da cidade de Praia Grande, o "Rafting" em Apiúna e o cenário surreal da Guarda do Embaú.

Mas, pessoalmente, diria que é a capital do estado que guarda a magia do lugar... Formada por uma parte insular e outra continental, Florianópolis é singular. Sua ilha, com mais de cem quilômetros de extensão, praias maravilhosas e riquezas culturais, é um convite para todos os gostos.

Para os "baladeiros de plantão", a Praia Mole é a pedida do dia e o Centrinho da Lagoa, a da noite. Já os mais sossegados talvez prefiram a extensão da Praia de Moçambique. Para os "naturebas", nada melhor do que fazer a trilha até a Praia da Lagoinha do Leste. Os "Gourmets" podem se deliciar com uma variedade de restaurantes, dos mais requintados, em Jurerê Internacional, até os de especialidades locais, em Pântano do Sul. Para os "historiadores", vale uma passadinha no Costão do Santinho. E se você, como eu, for assim... eclético, vai até se atrapalhar com a variedade de opções. Caso esteja disposto a rodar, comece o dia na Praia Brava, saboreie ostras e cerveja à beira mar no Ribeirão da Ilha, jante no finalzinho da tarde no mirante do Ponto de Vista e agite a noite em algum lugar próximo à Lagoa da Conceição: é muito provável que não se arrependa!

Há também a Ponte Hercílio Luz, o Mercado Municipal, Dona Bilica e Seu Maneco, a arquitetura de Santo Antônio de Lisboa, o folclore açoriano, o Museu Cruz e Souza, a figueira centenária, a igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, além da praia de Itaguaçu e as lendárias bruxas transformadas em pedras pelo próprio diabo...

E, para quem não sabe, Florianópolis foi fundada por bandeirantes paulistas no final do século XVII com o nome de Nossa Senhora do Desterro. Talvez por isto a gente goste tanto de lá até hoje...



Nenhum comentário:

Postar um comentário